Depois de quatro semanas de leitura intensa, de guerras sangrentas, de raiva de vários personagens, de revoltas por mortes que simplesmente não deviam ter acontecido, finalmente acabei o maravilhoso e enooooorme A Guerra dos Tronos, o primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, do George R. R. Martin.
Vou dizer uma coisa que vocês já sabem: O autor realmente não tem remorso de matar seus personagens. Mortes são mais corriqueiras do que respirar. Então, CUIDADO a quem você entrega o seu coração de leitor. Como eu já estava prevenida que todo mundo vai morrendo, só me apaixonei por quem sabia (ou imaginava) que não ia deixar o mundo dos vivos tão cedo. Ainda estou revoltada com uma das mortes e esperançosa que ele esteja vivo nos outros livros, porque em hora nenhuma falou “Olha, ele morreu mesmo, eu vi a cabeça dele separada do corpo”. Estou otimista, acho que o George está enganando o público.
Enfim, resumão para quem é de outro planeta e não sabe do que As Crônicas de Gelo e Fogo falam: Três histórias acontecem paralelas. No continente de Westeros, uma espécie de mundo medieval cujas estações duram anos ou mesmo décadas, os Sete Reinos entram em guerra pelo Trono de Ferro e pelo domínio de todo o território. Ao mesmo tempo os Cavaleiros Negros estão no extremo norte se preparando para o inverno rigorosíssimo que está chegando, assim como estão com medo dos Outros, uma espécie sobrenatural que diz-se extinta pelos últimos oito mil anos e se alimenta de frio e humanos. Enquanto esse bafafá todo acontece, uma herdeira do Trono de Ferro exilada do outro lado do mar luta para voltar ao seu país e retomar o lugar que lhe é de direito.
É difícil explicar esse universo complexo no melhor estilo J. R. R. Tolkien e sua Terra Média. Nesse primeiro volume, o Lorde Eddard Stark, conhecido como Ned, é o senhor de Winterfell, o reino mais ao norte. Quando o Rei Robert Baratheon, seu velho amigo, lhe oferece a segunda posição mais alta da corte, mesmo não querendo Ned é obrigado a aceitar. Mal sabe ele que a sua vida, a da sua família e a de todo reino está prestes e virar de ponta cabeça, ainda mais porque o Lorde acredita que o antigo ocupante do cargo foi envenenado, provavelmente pela manipuladora Rainha Cersei Lannister e seu irmão gêmeo Jaime.
George R. R. Martin - o matador |
Sim, o livro é enorme (1.070 poucas páginas) e, sim, a letra é minúscula. Mas não deixe que isso te assuste: é fantástico e vale muito a pena. Mesmo cheia de personagens, lugares e situações, a história vai fluindo e o leitor fica completamente envolvido nesse universo criado por um autor que pode ser chamado de gênio. O modo como ele escreve, em terceira pessoa, alternando os capítulos entre os personagens e seus pontos de vista, não cansa, pelo contrário, aumenta a curiosidade.
Impossível não amar os Starks. Com o lema “The winter is coming”, são integros, corretos, regidos pela honra e ganharam o meu coração facilmente. Jon Snow e Robb, eu amo vocês! Até você, Ned. Já os Lannister, que dizem “Hear me roar”, são totalmente o contrário, manipuladores, assassinos e ambiciosos. A palavra “vaca” é o melhor modo de descrever a Rainha Cersei. É aquele tipo de personagem que a gente ama odiar (Ou seria odeia amar?). Dos Lannister, o Duende, anão Tyrion, é o mais legal. Para guardar do lado esquerdo do peito. Joffrey, o filho do rei, eu odeio. Aquele bundão idiota! Vocês podem ver que eu realmente me empolgo nos sentimentos. Sofro total por eles.
Loucamente apaixonada pela história e por Westeros, agora estou doida para ver a série da HBO, que eu me segurei para não assistir antes de ler o livro, e também para continuar com a leitura dos livros. Mas depois de algo tão intenso, tenso, mortífero e sanguinário, preciso urgente ler um livro bem bobinho, adolescente e leve.
And, remember, the winter is coming, baby!
Recomendo muito.
Teca Machado
Teca, ainda não criei coragem pra encarar esse mundo pelos livros, mas acompanho pela série. É muito legal ver os seus comentários baseados na matriz de todo esse enredo e confirmar que, realmente, a história está próxima do que tá rolando na telinha. Dá uma mega vontade de dar spoiler nesse momento e xingar a Cercei junto contigo! haha Vai com fé que logo a trama vai desenrolando e ganhando novos alvos e perspectivas. Ah, e aproveita o embalo e assiste a primeira temporada. Sempre o George R. R. Martin assina um episódio por season, pra relembrar os tempos de roteirista, e são sempre os mais loucos possíveis! Daqueles que te ferve o sangue e dá vontade de gritar com a tv. haha (p.s.: nessa altura do campeonato dizer "não se apegue" já faz todo sentido, né)
ResponderExcluirBeijo, beijo.
Emilyyyyyy,
ExcluirJá estou assistindo a série. Amando!
Pelo menos os que eu já vi estão iguais ao livro.
Cersei vaca! Se junte a mim, hahahaha.
Não me dê spoiler, por favor! Hahaha. Só dizer "não se apega, não" já está bom!
Beijoooos
Juro que já li esse texto e acho que foi aqui mesmo >.<
ResponderExcluirBom, eu ainda não mergulhei no primeiro livro, estou com um box igual ao seu aqui em casa e até agora não tive coragem para começá-lo. Adorei a resenha e espero amar o livro da mesma forma! E estou acompanhando a série, claro!!
Beijos
Rabiscos & Cenas
Carolina,
ExcluirFoi no meu blog, haha.
É que eu tenho o meu pessoal (Casos Acasos e Livros) e esse aqui, hehe.
:D
Beijooos
Nossa, seu blog é perfeito pra mim,pois saberei de tudo o que acontece no mundo dos livros u.u eu amo livros!
ResponderExcluirThere | Fluffy White
Oi, Thereza!
ExcluirEntão seja bem vinda ao nosso blog.
Livros são nossas paixões eternas!
Beijooos
Eu comprei o box de gelo e fogo no black friday to louca pra começa a ler ( só que tenho uma pilha de livros antes kkkk ) Amei o seu post fiquei ainda com + vontade de ler.
ResponderExcluirhttp://garotas--xxi.blogspot.com.br/
Espero que você goste do livro, porque eu simplesmente AMEI!
ExcluirBeijoooos
teca!
ResponderExcluirEu amo o seriado, mas confesso que ainda não criei coragem de ler os livros. Dizem que o primeiro livro é muito fiel ao seriado e por isso a leitura não surpreende tanto, tenho medo de acontecer isso cmg e eu não seguir na leitura... apesar de amar GoT! kkkk
bjinhus
http://dudikobayashi.blogspot.com.br/
Dudi, você dizendo que não quer ler um livro?
ExcluirAI, MEU DEUS, VOCÊ ESTÁ DOENTE!
Hahahaha.
Tenho certeza que você vai gostar.
Beijoooooos
Oi, oi, Teca! Eu amei o seu post! O resumão que você fez ficou ótimo :)
ResponderExcluirEu já li todos os livros lançados e mal posso esperar pelos próximos! GRRM tem um dom que...WOW.
Eu tenho que admitir que tenho uma relação de amor e ódio por esse cara, mas, claro, tenho que admitir que ele é INCRÍVEL e GENIAL.
Beijos
http://www.missbennet.com.br/
Oi, Isadora!
ExcluirAcho que todo mundo tem uma relação de amor e ódio com ele, hahaha.
Já leu todos? Uau! Inveja! (Ou não, porque eu ainda tenho quatro maravilhosos pela frente, hehe).
Beijoooos