Tecnologia do Blogger.


Top adaptações de livros para o cinema

O cinema e a literatura sempre foram parceiros inseparáveis. Quem nunca leu aquele livro marcante e ficou imaginando quem poderia interpretar seu personagem favorito nos cinemas? A literatura é uma fonte inspiradora para muitos filmes, mas nem sempre o resultado entusiasma nas bilheterias. Em outros casos, alguns filmes acabam virando cult, e tendo uma bilheteria gigantesca.

Mas para muitos o livro é sempre melhor que o filme. Será? A resposta para essa pergunta não é simples, até porque não existe resposta certa, já que livros e filmes são coisas distintas, com mecanismos diferentes de se contar uma história.

O cinema dispõe de recursos que o livro não possui. O cinema tem música, silêncio, jogos de câmera, paisagens... inúmeras maneiras de "dizer". Ao ler um livro, completamos o sentido daquela narrativa com a imaginação. Ou seja: são outras maneiras de “dizer”.

O livro parece tão mais rico devido às possibilidades. E as palavras nos dão possibilidades absurdas de construção de enredos cujo sentido é completado pelo leitor.

O leitor é muito ativo no processo de leitura. Todo seu conhecimento de mundo é mobilizado para a compreensão/interpretação daquela obra. No cinema, o espectador é mais passivo, é como se ele assistisse à construção de sentido que foi realizada por outra pessoa. Com outra perspectiva.

Acredito que as adaptações que considero bem sucedidas não são aquelas em que o livro transpõe-se literalmente para as telas, inclusive com trechos do livro narrados pelos personagens, mas sim aqueles casos em que a atmosfera do livro ou a sensação que é causada no leitor também é causada pelo filme.

Confira algumas adaptações que conseguiram transpor esse sentimento do livro para tela:


O Senhor dos Anéis: os três filmes
O diretor Peter Jackson faz a primeira de seis incursões pela Terra Média nesta épica adaptação do romance de mesmo nome publicado em 1954 por J.R.R. Tolkien. Neste filme estrelado por Elijah Wood, Ian McKellen e Orlando Bloom, você não apenas vê apenas o entusiasmo de Jackson por hobbits, mas também por pés peludos, orelhas pontudas e outros detalhes fantásticos. Além de ser fiel ao livro, o figurino, o roteiro e os efeitos especiais ficaram muito de acordo, além de juntar vários elementos, como elfos, anões, hobbits, o mago... Além de ser bem interpretado por grandes atores. Ainda o filme O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei foi vencedor do Oscar de melhor filme.


Onde os Fracos Não Têm Vez 
Fieis à novela publicada por Cormac McCarthy em 2005, os irmãos Coen desenharam o personagem Anton Chigurh (Javier Bardem), conhecido como o assassino com o pior corte de cabelo do mundo, com uma silhueta verdadeiramente medonha. Em 2007, quando o filme foi lançado, a Rolling Stone EUA escreveu: “Desde que Robert Altman adaptou as pequenas histórias de Raymond Carver em Short Cuts - Cenas da Vida (1993) que diretores e escritores não se uniam com impacto tão devastador como os irmãos Coen e McCarthy”.


Clube da Luta 
Na interpretação de David Fincher do romance de 1996 de Chuck Palahniuk, o diretor leva a audiência para dentro do corpo do narrador, Jack (Edward Norton), tanto fisicamente como emocionalmente. Levado ao limite da sanidade, Tyler (Brad Pitt) encoraja Jack a iniciar-se no clube da luta. À época da estreia, em 1999, Peter Travers, crítico de cinema da Rolling Stone EUA, escreveu: “Adequadamente, a devastadora primeira cena de Clube da Luta nos coloca literalmente dentro da mente de Jack. Motivada pela música do Dust Brothers, a câmera mergulha e explora uma vasta rede de células nervosas”.


O Jogo da Imitação
A biografia do inglês Alan Turing, que quebrou o código nazista durante a Segunda Guerra Mundial e ajudou a inventar o computador, foi adaptada para o cinema por Morten Tyldum sob o título “O Jogo da Imitação” e foi um dos nomes quentes para o Oscar 2015.Cada segundo é um momento de descoberta, de tensão, de suspense. Uma história bem construída — ainda que não totalmente verdadeira — que deve ser assistida por quem é apaixonado por tecnologia.


Harry Potter e a Pedra Filosofal: os oito filmes
Harry Potter é a série literária de fantasia criada pela escritora inglesa J.K. Rowling. Seis dos sete livros planejados já foram publicados, cinco adaptados para o cinema (um ainda em produção). Eles descrevem um mundo de feiticeiros, sendo o personagem principal um jovem feiticeiro órfão chamado Harry Potter. Ele é deixado ainda bebê na casa de seus tios, pois seus pais haviam sido assassinados naquela mesma noite. Harry Potter é encantador e soube muito bem colocar o universo descrito por J.K Rowling. Inclusive uma pesquisa feita pela Samsung Eletronics entre cinéfilos elegeu Harry Potter como a melhor adaptação de livros para filmes de todos tempos.


Entrevista com o Vampiro 
Na São Francisco do século XX, vampiro concede entrevista a jornalista, contando como foi transformado numa criatura das trevas pelo vampiro Lestat, na Nova Orleans do século XVIII. A escritora do livro desta adaptação, Anne Rice, não queria nem saber de Tom Cruise no papel do vampiro Lestat, depois que viu o resultado se retratou publicamente. Realmente tudo funciona bem no filme, o clima gótico e o elenco com 3 grandes nomes de Hollywood, além de Cruise estão Brad Pitt e Antonio Banderas. Não tem muitos sustos, mas por outro lado, é um dos melhores filmes sobre vampiros já feitos.

Jogos Vorazes
Este foi um filme que gerou muita dúvida quando caiu nas mãos de Hollywood – ninguém tinha certeza se poderia ser adaptado da forma brutal que Suzanne Collins faz sua história. Mas Gary Ross não desapontou. Em uma maestria de cenas, ele mistura o universo de Katniss entre violência e delicadeza, visto também nos livros. Sem mencionar que temos um elenco excelente e de enorme peso. Jennifer Lawrence caiu como uma luva no papel da protagonista.

Larissa Klein

3 comentários:

  1. Livros e filmes maravilhosos! Adorei o post!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter e Jogos Vorazes <3
    Os melhores filmes e livros com certeza!]
    http://www.surejustnot.com/

    ResponderExcluir
  3. O senhor dos anéis e Harry Potter são meus amores, já perdi as contas de quantas vezes já assisti cada um rsrsrs

    ⋙ Um beijooo
    Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota