Tecnologia do Blogger.


Um Mais Um – Jojo Moyes em outro estilo


Quando o assunto é Jojo Moyes, podemos esperar uma história super emocionante e recheada de lágrimas. Foi assim no meu caso com Como Eu Era Antes de Você, A Garota que Você Deixou Para Trás e dizem que A Última Carta de Amor, que eu tenho, mas ainda não li, segue esse mesmo caminho lacrimoso. Agora, com o livro mais recente da autora (Que eu ganhei de aniversário da Dudi, BEIJO, DUDI), Um Mais Um, é um estilo novo, mais leve e divertido, mas não menos cheio de emoção. Se você gosta das outras obras da escritora, mas está com um pé atrás nesse caso, por favor, não fique.


Um Mais Um não é tão trágico quanto os outros livros dela, mas confesso que uma vez rolou um chorinho fraco, não de tristeza e sim de lindeza. Jojo, como sempre, encheu meu coração com muito amor pelos seus personagens reais, cheios de defeitos, mimimis, mas que no fundo são bons e otimistas, apesar da sofrência quase sem fim. 

Um Mais Um é uma história sobre matemática. Aí você me fala “Ah, não! Teca, eu odeio matemática!”. Mas, não se preocupe, é uma matemática do bem, haha, que até nós de humanas conseguimos compreender. Mostra como a soma de algumas famílias destruídas pode formar um grupo feliz e amoroso, mesmo que diferenciado.

Ed Nichols é um gênio da computação e muito bem sucedido com sua empresa que cria softwares. Mas ele mete os pés pelas mãos quando, sem intenção, divulga informação privilegiada para uma ex-namorada de quem ele quer se livrar. Com um processo e uma investigação nas costas, sua vida tão ordenada e solitária perde o rumo.
Jojo Moyes

Já Jess Thomas é uma mãe solteira de 27 anos que faz das tripas coração para que o orçamento no fim do mês dê para cobrir as despesas. Ela cuida de Tanzie, filha de 10 anos que é um gêniozinho da matemática, e Nick, filho de 16 anos do ex-marido com a ex-esposa anterior a Jess, que sofre bullying constante pelo seu estilo alternativo de se vestir. Além de trabalhar como garçonete num bar e fazer bicos, Jess faz faxina em casas de alto padrão na cidade de veraneio onde mora, uma delas inclusive do insuportável e grosso Ed Nichols.

Tanzie, por ser tão inteligente, vai participar de uma olimpíada de matemática na Escócia. Ela precisa ganhar o grande prêmio para se matricular numa escola particular que irá ajudar a garota desenvolver todo seu potencial. O problema de Jess é conseguir ir até lá, já que mora na Inglaterra e está completamente sem dinheiro para a viagem. Após desastres acontecerem com o único meio de transporte que ela pode pagar, por brincadeira do destino Ed Nichols, seu patrão, será o responsável pela carona da família até o evento.

A partir daí são muitas horas com as quatro pessoas e mais um cachorro gigantesco e flatulento num carro de luxo, enjoos estomacais, comida suspeita, tensão no ar e risada numa viagem que tem tudo, mas tudo mesmo, para dar errado. Os problemas de todos ali são pesados e terríveis, mas Jojo Moyes sabe dar a leveza característica dos livros de sua autoria, com algumas tiradas inteligentes e engraçadas, além de um pouquinho de romance, é claro.

A interação e o envolvimento dos personagens crescem na medida em que o livro vai passando, e isso é bonito de se observar. O relacionamento é real, não aquele idealizado, tanto entre mãe e filhos quanto entre o casal. Todo mundo tem problema, todo mundo erra, mas, no final, o que prevalece é o caráter e o amor.

Uma história tragicômica (É incrível o poder de Jess e Ed de estragarem tudo o que tocam) que com certeza vai aquecer o seu coração e te fazer morrer de vontade de ler absolutamente tudo o que essa autora já escreveu na vida dela.

Recomendo bastante.



Teca Machado

1 comentários:

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota