A distopia também conhecida como antiutopia, é um conceito filosófico adotado por vários autores e expresso em suas criações ficcionais, nas quais eles retratam uma sociedade construída no sentido oposto ao da utopia, que por sua vez prevê um sistema perfeito, um estado ideal, onde vigora a máxima felicidade e a total concórdia entre seus cidadãos.
As sociedades distópicas podem parecer ideais no inicio ocorrendo em um futuro próximo ou presente/passado paralelo. Sempre há alguém controlando tudo, podendo ser alguma organização ou o próprio estado, e impondo regras rigorosas que de inicio parecem beneficiar a todos, quando na verdade apenas uma seleta minoria ficará satisfeita.
Apesar de grande parte dos romances distópicos se passarem no futuro e serem repletos de tecnologia, nem todas as distopias são ficção-cientifica e nem todo livro que se passe no futuro é uma distopia. As distopias sempre são pessimistas com alguma figura de poder que controla toda a sociedade.
Bem e o que eu queria mesmo com esse post sobre distopia é fazer um top das minhas 5 séries distópicas favoritas! São livros que me surpreenderam, me fizeram rir e chorar, me deram alegria, me apresentaram novos mundos, novos amores e principalmente momentos de prazer e alegria.
1- Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Sinopse :
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
2 - Divergente - Veronica Roth
Sinopse :
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
3 - A seleção - Kiera Cass
Sinopse :
Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
4 - Delírio - Lauren Oliver
Sinopse:
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?
5 - Estilhaça-me - Tahere Mafi
Sinopse :
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
Tem muito livro bom faltando nessa lista, alguns eu não li ainda, outros não me marcaram tanto quanto esses. Qual você não deixaria de fora?
Larissa Klein
Ooooi,
ResponderExcluirEu aprendi o que era distopia a pouco tempo, lia os livros mas não sabia ao certo o que era uma distopia, creio que esse post ajuda muita gente.
Das séries eu morro de vontade de ler todos. Mas só li A Seleção. Gostei deeemais. Os outros eu ainda estou esperando acabar com os livros que tenho por aqui, são séries e não quero deixar parado por muito tempo.
Parabéns pelo post!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi Ana, A Seleção é um livro muito querido por quase todas as meninas!!! A hora que você tiver tempo confere um dos outro livros, aposto que você vai gostar! Um abraço!
ExcluirLarissa
Nunca li esses mas parecem ótimos! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso. Já estou seguindo; Poderia dar uma passadinha lá no meu e, se gostar, seguir também?
ResponderExcluirwww.espacegirl.com
Gabriela, que bom que você gostou, nós adoramos fazer ele! Vou dar uma olhada no seu blog. Um abraço.
ExcluirLarissa
Meninas, deixa eu falar uma coisa pra vocês: estou até agora encabulada com o comentário que vocês deixaram lá no blog! Muito obrigada pelo apoio! E o blog de vocês é lindo, já estou acompanhando!
ResponderExcluirDesses já li quase todos, menos Delírio (que não encontro em lugar nenhum pra comprar!) e Estilhaça-me, que eu não conhecia. A Seleção é uma das minhas sagas preferidas, juro! Não vejo a hora do lançamento de A Herdeira!
Beijão!
Boneca de Pano Rosa
Augusta, que bom que você gostou! Delírio é realmente difícil, mas acho que na Saraiva tem. Eu li emprestado da Dudi até por causa disso. Um abraço!
ExcluirLarissa
Seu post ajudou muito em relação ao termo distopia, eu sabia o que era mas não sabia explicar, hahaha
ResponderExcluirAdoro "Divergente", mas mudaria o final com certeza. Conheço Jogos Vorazes apenas pelas telas do cinema, nunca peguei o livro pra ler, hahaha. Já ouvi falar das outras, mas ainda não tive a oportunidade ($$$) de adquirir os livros ainda!
Ótimo post!
Beijos ♥
Rabiscos & Cenas
Carolina, uma ótima alternativa para quem está sem grana é baixar livros desse site http://lelivros.gratis/! Um abraço!
ExcluirLarissa
Oi Larissa!
ResponderExcluirLi todas menos "Estilhaça-me" e pelo visto será um dos próximos da lista!
Adorei o top 5, AMO Jogos Vorazes!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi! Adoro distopias, gostei muito do post e das indicações. Estou com A Seleção aqui para ler, sempre vejo muita gente elogiando, espero gostar. Tenho muita vontade de ler a trilogia Estilhaça-me. :)
ResponderExcluirbeijos ♥
nuclear--story.blogspot.com.br
Muito bom o tema do post, pois distopias realmente estão em alta. Dos que você citou só tive a oportunidade de ler Jogos Vorazes e tenho muito interesse em Divergente, parece ser fantástico.
ResponderExcluirWww.booksever.com.br
Olá, esse ano tenho em vista muito e muitos livros pra ler, e já comecei bem, rsrs
ResponderExcluirDivergente sem dúvida está nas minhas leituras desse ano, Delírio e Estilhaça-me, estou com um pouquinho de dúvida, mas parece ser bom.
Aproveitando que estou aqui... Adivinhem o que eu vou ler???
Insaciável, da Meg Cabot, espero que você me recomendem bem essa leitura.
Beijão,
Taynara Freitas
http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/
Ainda não li nenhuma dessas séries, mas já quero ler!
ResponderExcluirAndo meio desleixada com a leitura, mas vou pegar o ritmo novamente e ler todas essas!
bjin
http://monevenzel.blogspot.com.br/
Olá, boa tarde, tudo bem?
ResponderExcluirgostaria de entrar em contato propondo parcerias, mas não encontrei e-mail. Poderia entrar em contato comigo, por favor?
bianca.gulim@gmail.com
obrigada, um beijo.