Tecnologia do Blogger.


Brincando e aprendendo na infância com a Turma da Mônica
















A literatura infantil é um caminho que proporciona a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança aprende a importância de ouvir, contar e recontar histórias.

E eu tive sorte de ter uma mãe que sempre me incentivou à leitura seja com contos da Disney a gibizinhos da Turma da Mônica quando eu era criança. A leitura sempre fez fazer parte da minha vida, do dia a dia da minha infância como um momento de prazer e diversão!

A Turma da Mônica era uma das minhas favoritas! Nós tínhamos um baú cheio, que eu e meu irmão sempre líamos. Pura felicidade! Gastei muito tempo conhecendo essa turma muito especial: Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Rosinha, Papa Capim, Pelezinho, Ronaldinho, Penadinho, Anjinho, entre outros personagens de Maurício de Sousa que foram criados para interagir com a Turma da Mônica.

Em suas páginas fui ensinada brincando sobre alimentação, linguagem, agressividade, higiene, regionalismo, solidariedade, bondade, amizade, prática de esportes, etnias, cultura indígena, medo, bullying. 

Confira algumas curiosidades sobre essa turma querida:


A primeira a ganhar uma revistinha foi a Mônica, em 1970.
A primeira tiragem da revista da Mônica foi de 200 mil exemplares
Em 1973 foi a vez do Cebolinha ganhar revista própria.
Cascão e Chico Bento viraram revistinhas no mesmo ano: 1982.
A última a ganhar revistinha própria foi a Magali, em 1989.
A família da Magali é de origem nordestina. A avó dela é cearense.
Magali é canhota.
A Mônica e a Magali foram inspiradas em filhas de Mauricio e o Cebolinha e o Cascão, em amigos dele da turma da infância, em Mogi das Cruzes.
A Turma da Mônica também é publicada nos Estados Unidos. E se chama Monica’s Gang.
O Cebolinha virou Jimmy Five, Cascão se chama Smudge e Magali, Maggy.
Nos Estados Unidos, o Chico Bento se chama Chuck Billy.
Rosinha virou Rosie Lee e Zé da Roça, Cousin Benny.
O nome do Bidu veio de um concurso feito na redação do jornal onde Mauricio trabalhava.
O nome do Sansão, o coelho azul da Mônica, também foi decidido em um concurso, vencido em 1983 pela menina Roberta Carpi, de São Paulo.
Nas primeiras histórias, o coelho da Mônica era amarelo.
A Turma já vendeu mais de 1 bilhão de gibis desde 1970.

Larissa Klein

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota