Quem nunca quis que o personagem de um livro saltasse das páginas e viesse para o mundo real? Talvez quiséssemos que isso acontecesse com os mocinhos, com os lindos, com os personagens fofinhos. O problema é se o vilão com a alma mais negra ganhasse vida. Não sei vocês, mas eu não tenho vontade nenhuma de conhecer o Voldemort. No livro Coração de Tinta, de Cornelia Funke, o que pode parecer um dom para alguns, é a maldição de Mo.
Apaixonado por livros, Mo lia em voz alta para a esposa e para a filha um livro raro e pouco conhecido chamado Coração de Tinta (O mesmo do título da obra) quando de repente três dos personagens ganharam vida na sua sala de estar: Dedo Empoeirado, um artista saltimbanco, o vilão Capricórnio e seu capanga Basta. Como se já não fosse problema o bastante, quando alguém sai do livro outra pessoa que estiver por perto entra no universo literário. No caso de Mo foram seus dois gatos e sua esposa Teresa. E ele não sabe como reverter a situação.
Nove anos se passaram, Meggie, sua filha, está com 12 anos e é tão louca por livros quanto o pai. Mo nunca mais leu em voz alta e achava que toda aquela loucura havia ficado no passado, até que Dedo Empoeirado aparece. Ele avisa que Capricórnio conseguiu uma equipe de capangas e está atrás de Mo, o “Língua Encantada”, e de uma cópia de Coração de Tinta, pois deseja trazer outros personagens para o mundo real. Pai e filha procuram abrigo na casa de uma bibliófila enlouquecida, a tia Elinor. Mas nem nesse refúgio escondido eles estavam a salvo desse vilão que tem um coração tão negro quanto tinta.
Minha citação preferida antes dos capítulos |
O mais incrível de Coração de Tinta é que é um livro sobre livros. Inspirador, mágico e fantástico, ele só nos faz amar cada vez mais as histórias incríveis que temos impressas nas páginas brancas. Os leitores aficionados como eu se sentem acolhidos com a história da obra, encontram personagens que são tão apaixonados por livros quanto eles.
O gênero é fantasia e infanto-juvenil, mas isso não limita a idade dos leitores. Pelo contrário, deixa o livro ainda mais universal, do tipo que todo mundo deveria ler. O foco da narrativa é Meggie, mas não é em primeira pessoa. A leitura flui, mesmo que sejam 450 páginas, e acaba num instante, quando você menos espera.
A autora criou um universo literário que dá vontade de mergulhar a fundo e viver aquilo junto com os personagens. No início de cada capítulo há um trecho de livros que realmente existem, como O Senhor dos Aneis, e no fim deles há uma ilustração que a própria Cornelia Funke desenhou. E a capa não é linda? Adoro que seja diferente das que estamos acostumados, tendo essa aura de livro antigo.
Ilustrações no fim dos capítulos |
Meggie é uma garota esperta, inteligente, que cresceu rodeada de histórias e imaginação. É a nossa heroína. Mo é um paizão, um restaurador de livros antigos (Olha que profissão mais amor!) e um homem que faz de tudo pelos outros, principalmente pela família. Elinor é, sem dúvida, minha personagem preferida. Louca, engraçada, bookaholic e cheia de pitis. Dedo Empoeirado é egoísta e covarde, mas no fundo tem um bom coração. A culpa não é dele se o autor do livro de onde ele saiu o fez assim, ora essa! Capricórnio é o mau em pessoa, cruel, de fala mansa e terrível.
A obra é a primeira de uma trilogia chamada Mundo de Tinta, sendo os próximos Sangue de Tinta e Morte de Tinta.
Coração de Tinta virou filme em 2008. Achei interessante que a própria Cornelia Funke disse que não faria a adaptação se não fosse o ator Brendan Fraser no papel de Mo porque ela se inspirou nele para compor o personagem. Felizmente ele aceitou. Há algumas mudanças, mas muito pouco, é bem fiel.
Recomendo muito!
Teca Machado
Curti! Fiquei curiosa para ler!
ResponderExcluirBijo, beijo.
http://omundodeaugusta.blogspot.com.br/
Já vi o filme, mas fiquei sabendo bem depois que tinha o livro! Lembro que gostei muito do filme e agora tenho muita vontade de ler esse livro!
ResponderExcluirÓtima resenha! Beijosss ♥
Rabiscos & Cenas
Oie Teca,
ResponderExcluirEu li este livro e gostei muito,assisti ao filme também,mas gostei mais do livro ><
Amei a resenha :)
Beijos
Cantinho da Bruna | @cantinhodabruna