Tecnologia do Blogger.


Imagine-se em um mundo onde o amor é uma doença. Agora, imagine-se infectado por ela.

O título dessa postagem se refere ao livro Delírio de Lauren Oliver. Mais um livro distópico, o que eu adoroo! Eu li ele com muita expectativa, pois a Dudi que gosta muito dele me emprestou e a Teca leu há pouco tempo e também adorou (rodízio de livro, um dos benefícios desse clube! Hahaha). Achei no começo, a leitura arrastada e introdutória me desanimou um pouco, entretanto, após as primeiras 80 páginas, a história engrenou. 



Todo a trama acontece em Portland, nos Estados Unidos; e tem como pano de fundo um sentimento: o amor. Todos os acontecimentos que se desenrolam têm como causador esta doença, que dominou o planeta de uma forma aterradora, causando delírio; violência; entre outros problemas para a humanidade. Este mal tinha que ser erradicado. É então que descobrem uma cura para o amor. A Intervenção. Quando os jovens completam 18 anos, passam por este processo, que tira a doença de seu sistema e os curam. Aparentemente, isso livrará todos de um grande mal, diminuindo a violência, e tornando todos felizes! Sem ter o perigo de serem acometidos pelo amor, deliria nervosa. Todo e qualquer cidadão que vá contra o sistema implantado, e que são denominados como Simpatizantes são mortos; jogados nas Criptas, ou fogem para a Selva (sociedade formada pelos Inválidos). Em uma sociedade que parece ser segura, e à espera de uma vida que parece ser feliz, e é tudo que qualquer pessoa pode desejar...  Lena irá descobrir que nem tudo é o que parece.

O amor ser considerado uma doença para mim foi inovador e bastante convincente. Ao longo das explicações em torno da doença e o que levou o mundo a acreditar que o amor pode ser fatal é tudo muito bem encaixado. Sem falar que Oliver consegue elucidar todas as perguntas a respeito da sociedade, criando momentos de pura tensão a espera do que estaria por vir.  

Não sei se foi pelo fato de ser uma distopia, mas em vários trechos me recordei de Jogos Vorazes, Divergente e até mesmo Feios, principalmente este último. A forma como o governo comanda tudo, e como as pessoas são submissas à tudo isto, até chegar alguém que pensa: JÁ DEU NÉ! Entretanto diferente de Katniss e Tris, nossa protagonista de Delírio, assim como Tally se mostra em alguns trechos extremamente receosa de suas atitudes, algumas vezes chata, ela pensa muito antes de agir, e demorei bastante para adquirir confiança e concluir que ela era sim determinada e corajosa. Acho que até por Katniss e Tris serem personagens femininas fortes sou apaixonada pelos livros.

Por outro lado a narrativa da Lauren Oliver é um ponto positivo. Embora a história seja contada pela Lena – que por vezes é bem chata - a narrativa é super fluída e os diálogos são bem estruturados, quando se menos espera você já está devorando até a última página.

O fim do livro é daqueles que te deixa morrendo de vontade de saber o que vai acontecer depois. É legal quando isso acontece porque mostra que a intenção da autora foi mesmo deixada bem claro: tem mais história para ser contada, e você, leitor, precisa ler porque é inevitável depois do que acontece no final do volume anterior.  Outra característica dividida em minha opinião com Jogos Vorazes, Divergente e Feios.

Eu não cheguei a amar o livro como Jogos Vorazes e Divergente (sou louca por eles), mas é uma história intrigante, vamos ver como ela continua! Agora só falta a Dudi me emprestar o segundo!


Ps. O livro ganhou uma série com a atriz Emma Roberts (sobrinha da Julia Roberts, ela já fez Pânico 4 e American Horror Story) no papel de Lena. A Fox em parceria com a Hulu liberou o primeiro episódio da trama em julho nos Estados Unidos eu acho. Daren Kagasoff co-protagoniza o episódio inicial, interpretando o personagem Alex. Eu li nas redes sociais diversas críticas positivas a respeito do elenco principal da história. A princípio, a emissora não aceitou o piloto, ou seja, uma primeira temporada não foi pedida, contudo, vamos ver se esse único episódio terá uma grande visibilidade, quem sabe isso muda a opinião da Fox.

Confira o trailer: 



Larissa Klein

1 comentários:

  1. Pode deixar que eu vou te emprestar o segundo! Vou esperar ler a resenha dele aqui tmb o/

    bjinhus
    Dudi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota