Se sentindo nostálgico com os antigos lançamentos dos livros do Harry Potter? Ok, a J.K. Rolling pode até ter aliviado a barra com alguns contos liberados no final do ano passado. Mas, é o "College of Wizardry" (CoW), em Czocha, na Polônia, que pode ser o seu remédio: ele é um "live action role-playing game" (LARP). Para os novatos, LARPing é um tipo de RPG (algo como um jogo de interpretações de papéis) em que os participantes assumem um personagem e, fisicamente, atuam de acordo com as ações de seu protagonista. Ou, como o larping.org define: "LARPing é fingir colaborativamente com as regras".
(Imagem: reprodução/ John-Paul Bichard - "College of Wizardry) |
Organizado por voluntários da Dinamarca e da Polônia, o CoW está hospedado no Castelo de Czocha - um antigo reduto no sudoeste polonês. Os "LARPers" - como são conhecidos os participantes - desempenham os papéis de alunos e professores do "Colégio da Magia e Bruxaria de Czocha". A história por trás de CoW é que, após a conclusão de seus "N.E.W.T.s" (Nastily Exhausting Wizarding Test) em uma escola como Hogwarts, os jovens bruxos e bruxas podem prosseguir com seus estudos na faculdade - e, é claro, o "Colégio da Magia e Bruxaria de Czocha" é uma dessas instituições.
(Imagem: reprodução/ John-Paul Bichard - "College of Wizardry) |
Um dos objetivos principais dos organizadores do CoW é recriar a "sensação Harry Potter". A ideia do evento é fazer com os participantes sintam que se estivessem pisando no mundinho de J.K. Rolling. Conflitos emocionais, rivalidades escolares, jovens adultos que lutam batalhas de adultos e uma comédia ocasional fazem parte da experiência. Não é possível recriar os efeitos especiais dos filmes, mas o CoW promete recriar bastante a sensação visual - e, não menos importante, o drama.
A "sensação HP" é conseguida por meio da atenção aos detalhes e figurinos - que, diga-se de passagem - são verdadeiramente notáveis. Assim como o compromisso dos participantes para mergulharem em uma experiência totalmente imersiva. Os organizadores disponibilizam uma capa básica para bruxos, um livro de estudo e uma gravata na cor da sua casa - seja ela Griffinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-Lufa. No entanto, é possível observar pelas fotos e vídeos do último evento que as pessoas estão levando as fantasias à um nível mega avançado.
(Imagem: reprodução/ John-Paul Bichard - "College of Wizardry) |
(Imagem: reprodução/ John-Paul Bichard - "College of Wizardry) |
(Imagem: reprodução/ John-Paul Bichard - "College of Wizardry) |
A primeira edição do evento foi um sucesso de público e atraiu 190 participantes de 11 países durante um período de quatro dias em novembro de 2014. Ao final da cerimônia, os organizadores do LARP anunciaram que ele ganhará uma nova edição, de quatro dias, em abril desse ano. As inscrições já estão abertas no site oficial do encontro e você pode fazer a sua inscrição online. Embale a sua vassoura e aguarde o próximo "Expresso Czocha".
Intrigado? Assista ao vídeo da última edição e sinta um pouco da "sensação HP" com todas as emoções e ações dignas de Hogwarts.
Emily Antonetti
Ameiiii!! Muito boa esta idéia, acho que está deixa mais real doque alguns evento de RPGs que existem.
ResponderExcluirBeijo, beijo.
omundodeaugusta.blogspot.com