Rainbow Rowell é uma das novas queridinhas da literatura de romance. Seus livros Fangirl e Eleanor & Park arrebataram fãs mundo afora. Sou uma delas! Quando terminei Fangirl estava tão encantada que simplesmente não conseguia deixar o mundo do livro para trás. Pensei nele durante dias. Agora li Anexos, que apesar de ser o seu primeiro livro, foi o lançado mais recente. Ele também me fez ter uma explosão de carinho pelos personagens e pela história.
Estamos em 1999 na redação de um jornal. Beth e Jennifer são amigas que trabalham na empresa, mas em setores diferentes, por isso usam o e-mail para se comunicar e fofocar sobre a vida alheia e sobre as delas mesmas. Todo mundo sabe que alguém monitora os e-mails enviados dentro do jornal, mas elas pouco se importam. Até parece que alguém ia perder tempo lendo tudo o que as pessoas mandam! Então elas continuam com suas longas e engraçadas mensagens.
Enquanto isso, Lincoln está no setor de informática realmente lendo os e-mails. Ele odeia o seu trabalho. Quando o contrataram como chefe de segurança de internet, ele pensou que era algo mais emocionante, como lutar contra hackers. Mas ele apenas lê e-mails das pessoas, manda uma advertência quando o conteúdo não é sobre trabalho e conserta máquinas com defeito. Até que um dia ele lê alguns e-mails trocados por Beth e Jennifer, acha as duas garotas engraçadas, espirituosas e é cativado com a amizade delas e pelo jeito de escrever.
Ao invés de denunciá-las, passa a acompanhar a vida das garotas de longe e se encanta cada vez mais, mesmo sem nunca ter visto as suas aparências. Quando se vê apaixonado, percebe que perdeu o timing de se apresentar. Afinal, o que ele diria? “Oi, você não me conhece, mas sei tudo sobre a sua vida. Sou o cara que lê seus e-mails”. Acho que elas não iam gostar, certo?
Rainbow Rowell |
Apesar de parecer que Lincoln é um stalker, Rainbow Rowell faz tudo de forma tão delicada, tão sem querer, que o leitor sabe que o rapaz não é um esquisitão que persegue as meninas. Ele é um tanto solitário e encontra nelas amigas, mesmo que seja uma amizade à distância e elas não saibam. O personagem é doce, incrível, um tanto deslocado, mas faz com que nos apaixonemos pelo seu jeitinho discreto, quase querendo ser invisível. Torcemos desesperadamente para que ele seja feliz.
Já Beth e Jennifer são o oposto de Lincoln. Engraçadas, com vida social ativa, confiantes. Definitivamente não passam despercebidas. Beth é crítica de cinema e tem uma visão bem humorada das coisas e Jennifer é uma revisora certinha e mais pessimista. Elas são ótimas, totalmente gostáveis e têm boas tiradas.
Muita gente diz que o livro é engraçado e dá risadas. Não acho que se encaixe na categoria comédia, mas sim aquele humor sarcástico, irônico e sagaz. E não é um romance comum do tipo “Garoto encontra garota, amor à primeira vista, obstáculos para ficarem juntos e felizes para sempre”. Tudo acontece numa fórmula diferente, trocada de ordem, sem todos esses componentes.
Os capítulos são alternados entre os e-mails trocados pelas meninas, que são escritos em primeira pessoa, e os capítulos sobre o Lincoln, em terceira. A leitura vai indo de forma tão leve, mesmo quando o tema discutido é mais denso. Mais ou menos na metade do livro achei um pouco arrastado, com capítulos de e-mails longos e meio sem sentido para a história, sobre fatos irrelevantes para o enredo, mas não tem problema, não me fez gostar menos da obra.
Rainbow Rowell, mais uma vez, arrasou!
Recomento bastante.
Teca Machado
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ;)