Hoje estava conversando com as minhas colegas de trabalho sobre um seriado que me surpreendeu muito quando assisti pela primeira vez, o Undercover Boss. Em cada episódio um alto executivo responsável pela empresa se disfarça por uma semana de um simples funcionário para conseguir descobrir falhas nos processos, avaliar estratégias, a imagem que é passada da chefia e o empenho dos funcionários. Eles acabam também ouvindo o que querem e o que não querem...
Hoje em dia é muito comum a “linha de frente” ser distante da diretoria e dificilmente as decisões da empresa contam com o apoio dos que realmente colocam a “mão na massa”. O reality tem como intenção aproximar o CEO da empresa dos seus funcionários, para assim conseguir analisar os prontos a serem melhorados nos processos da empresa. Com o passar dos dias, o empresário começa a conhecer melhor também os funcionários da empresa, aprende sobre suas trajetórias pessoais, dificuldades e desafios.
Empresas grandes como Subway, 7/eleven, Hooters, Johnny Rockets já passaram pelo programa e que mudaram drasticamente a vida dos funcionários após o mesmo. Nem todas trabalham com vendas ou alimentos, já vi um episódio que se passava em um navio de cargas e outro em uma empresa que era responsável por recolher o lixo de uma cidade e até prefeito de uma cidade americana.
No final da semana à paisana, o chefe revela sua verdadeira identidade e convida os funcionários selecionados para irem até a sede da empresa, onde o ele premia os que trabalham duro na empresa, seja com promoções na própria empresa ou com ajuda financeira para suas dificuldades pessoais.
Nesse meio tempo, muita coisa boa e ruim acontece nos episódios, surpresas e histórias emocionantes, daquelas que faz a gente torcer pela pessoa.
Imagina como isso seria interessante aqui no Brasil? Já pensou ver o diretor de uma companhia aérea sofrendo com um passageiro chato? Ou um dono de uma empresa de telemarketing tendo um intervalo de 10 minutos e sofrendo pressão para cumprir meta?
Gostou da premissa? Então confira diversos programas no canal no Youtube (em inglês apenas):
https://www.youtube.com/channel/UCuvUDcCvVGv2O34srylCqhQ
No Brasil você pode conferir Undercover Boss pelo canal Fox Life.
Larissa Klein
Nossa.. super bacana!
ResponderExcluirMas isso não acontece aqui no Brasil, porque as empresas aqui estão pouco preocupadas em fazer melhorias para seus funcionários. Eles só querem ganhar cada vez mais, mesmo que a custa do trabalho duro e mal recompensado do trabalhador...
Triste, mas a realidade...
bjin
http://monevenzel.blogspot.com.br/