Tecnologia do Blogger.


Diário de Viagem: Curiosidades da Suíça (que vão além do chocolate e da neve)! ♥

Oi, Gente! Hoje eu vou falar um pouquinho sobre uma das coisas que eu mais amo na vida também: viagem! Estou passando umas férias prolongadas na Suíça, então, vou falar um pouquinho desse lugar que eu amo e suas curiosidades. Quando eu era mais nova, a Suíça tinha dois significados para mim: era o lar doce lar da minha tia (e das minhas primas) e colégio interno (vi em algumas novelas). Aí, eu cresci, conheci de pertinho e percebi que ia além das minhas percepções, do chocolate e da neve.  Pensando nisso, selecionei algumas curiosidades desse país apaixonante, cheio de qualidades e com alguns defeitinhos também. Curiosas de plantão, o post de hoje é para vocês. ;-)

Arquivo pessoal. ;-)

1. Curtir o inverno daqui é uma das melhores coisas do mundo. Mas para fugir do óbvio, que tal aproveitar o verão suíço? Claro que não é um Rio 40º, mas a gente até fala "que calor infernal" hahaha. Enfim, se você vai tirar férias em julho ou agosto, corre para cá. É quando as cidades ficam mais movimentadas e os festivais acontecem. No meio do ano passado, Locarno (que fica na parte italiana) recebeu Laura Pausini, Andrea Bocelli e até Backstreet Boys. Sabia que a gente até consegue pegar uma corzinha? Aproveitar o sol em frente ao lago é vem divertido e rende ótimas fotos. Só não se assuste se você estiver lendo um lindo e um pai de família resolver trocar de roupa na sua frente e entrar na água gelada peladão, sem a menor vergonha. Supercomum aqui hahaha. ;-)

2. A Suíça tem quatro línguas oficiais: alemão, italiano, francês e romanche. E pelo que eu entendi, cada parte tem o seu dialeto. Lembrando que o alemão suíço é diferente do alemão da Alemanha. Ah! Se você está no cantão Ticino, que fala italiano, provavelmente comerciantes vão são ber te atender em alemão. Mas se você está em Zurique, esquece o italiano. Passei perrengue na estação, mas nada que uma mímica não tenha ajudado hahaha. Nas outras partes, eu ainda não fui. Então, não sei como funciona. ;-)

3. Aqui na Suíça italiana, os suíços alemães recebem o apelido de "zucchine", que em italiano significa "abobrinha". Ou seja: sem sal, sem gosto, sem graça. Pois é, existe uma rixa sim hahaha. Pelo menos entre a Suíça alemã e a Suíça italiana. Eu já conhecia suíços alemães bem fofos, mas acho os suíços italianos mais simpáticos. ;-)

4. Suíços não são muito tolerantes e paciência não existe no vocabulário deles. Por exemplo, na fila do caixa do mercado: se vira nos trinta. Tem que pagar, guardar as compras. Tudo bem rápido. A pessoa que está atrás de você não tem muita paciência para esperar não. Nas lojas, os funcionários não têm muito jogo de cintura. Se fecha tal horário, provavelmente você será "expulso" de uma forma mais grossa do que educada. Eu concordo com eles, mas uma vez eu estava experimentando roupa e a funcionária entrou na cabine falando de um jeito não muito legal. Acho que nessas horas a gente tem que respeitar, claro. Mas jogo de cintura não é pedir muito, né? Claro, que a gente não pode generalizar. Já fui bem atendida em outros lugares, até mesmo na hora de fechar. Mas com essa loja tenho implicância. ;-)

5. Mais outras curiosidades: Suíça é 8 ou 80, assim como os outros países da Europa. No verão, escurece bem tarde. Oito horas da noite e tudo claro. Já no inverno, quatro e meia: tchau sol. Os transportes são caras (mais ou menos 4 francos e 20 um percurso curto), mas a gente tem segurança e qualidade. Então, vale a pena, né? Ah! Se o trem está marcado para tal horário, uns dois minutos você já está chegando no seu destino (claro, se o lugar não for longe). E se atrasar, eles avisam. Ah! assim como muita gente reclama do calor insuportável do Brasil, muitos suíços não gostam do frio. É aquela velha história: a gente nunca está satisfeita com o que tem, né? E leitores vorazes: os lagos são excelentes companhias para curtir uma leitura. Mas indico no verão mesmo, já que no inverno não rola ficar muito tempo fora. ;-)

***

Prontinho! A Suíça tem inúmeras qualidades, mas também não é perfeita. Mas também é questão de cultura, né? Ah! Se eu pudesse dar um conselho para os turistas: deem uma chance para as outras três estações, não só para o inverno. Que é lindo e eu estou curtindo muito no momento. Porém, a primavera, o verão e o outono mereceram uma chance também. 

Quem tiver mais curiosidade, pode acrescentar nos comentários. ;-)

Um beijo,
Carol Daixum. 

3 comentários:

  1. Oieee
    Adorei o post? Muito legal e interessante *.* É bom saber sobre novas culturas

    Blog: http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br

    Facebook/ fanpage: https://www.facebook.com/pages/Meu-ba%C3%BA-de-estrelas/1588922264671352

    ResponderExcluir
  2. Um dia quero conhecer esse lugar lindo. Sempre que falam na Suíça tbm lembro daqueles colégios internos para meninas hahaha.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
  3. Parece um lugar bem interessante!
    Tenho vontade de conhecer.
    Quem sabe um dia, né!?
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota