Tecnologia do Blogger.


"The Cover That Judges You": um livro que vai julgar você pela capa!


O ditado "não julgue um livro pela capa" possui um sábio conselho: você nem sempre pode avaliar o conteúdo de algo com base apenas na sua aparência externa. Mas, isso não impede que as pessoas continuem fazendo julgamentos precipitados e superficiais. É dessa forma que decidimos, muitas vezes, qual item comprar ou em que se aventurar. No entanto, se tratando de objetos inanimados, essa avaliação é unilateral. Afinal, não é como se um livro pudesse julgá-lo de volta. Ou pode?

O artista holandês Thijs Biersteker tem a resposta: sim, é possível! Em parceria com o estúdio de design Moore Amsterdam, ele criou "The Cover That Judges You" ("A Capa Que Julga Você") - um projeto experimental que tem como objetivo ajudá-lo a apagar esse pré-conceito ao se aproximar de um livro. O protótipo, que foi criado para o The Art Directors Club of Netherlands (ADCN), tem suas páginas preenchidas com os melhores trabalhos publicitários do ano. Porém, para verificar qualquer um deles, você tem que se provar digno. Enquanto você inspeciona a capa, o livro vai te encarar e decidir se você merece - ou não - observar o seu conteúdo. 

(Imagem: reprodução/Thijs Biersteker - "The Cover That Judges You")
Para abrir o livro você deve alinhar o seu rosto com a tampa robótica - uma espécie de iPad acoplado à uma gravura que reflete a sua imagem. Uma câmera na parte superior irá captar a sua posição facial para, então, um software Nxt processar os dados e fazer a avaliação de seu estado emocional. Se você está muito animado ou com uma expressão cética, o livro não será desbloqueado e a tela permanecerá vermelha. Já, se você tiver uma expressão neutra (sem julgamentos), o sistema irá enviar um comando de áudio para uma placa Arduino destravar a obra. A luz verde é o sinal livre para você desvendar os segredos do livro. Sinceridade é, literalmente, a chave aqui.    

(Imagem: reprodução/Thijs Biersteker - "The Cover That Judges You")
(Imagem: reprodução/Thijs Biersteker - "The Cover That Judges You")
Um julgamento nunca deve atrapalhar o entusiasmo incansável de se ver algo pela primeira vez. Com uma expressão neutra ou não, é a vontade de ser um juiz justo que faz o mundo ter zilhões de oportunidades para desbravar no futuro. O experimento "The Cover That Judges You" tem como pretensão abrigar novas obras em seu interior ao ceder uma cobertura projetada para acolher os novos títulos. Será que essa moda vinga? 

Gostou da ideia? Assista ao vídeo do projeto e veja como um livro pode ser criterioso com você!



Emily Antonetti

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota