[ótimo]
Título: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding
Editora: Leya
Sinopse:
Em Nova Inglaterra, no ano de 1891, uma jovem de 12 anos chamada Florence e seu irmão mais novo chamado Giles vivem em uma mansão sob os cuidados alguns poucos empregados, já que seu tutor, que é seu tio, insiste em negligenciá-los. Ele proíbe que Florence aprenda a ler, mas permite que Giles vá para uma escola. Sozinha na mansão Florence passa a investigar cada cômodo da casa, e é quando encontra uma enorme biblioteca. Encantada, ela decide que vai aprender a ler, e faz isso sozinha. Certo dia seu irmão volta para casa com um bilhete do colégio. Esse bilhete mostra que ele não conseguiu se adaptar, tinha dificuldades em aprender e sofria na mão dos outros meninos. Portanto é mandando de volta para casa, onde seu tio decide contratar uma preceptora para educá-lo. A primeira preceptora morre, mas Florence se sente muito mal para falar sobre esse assunto e nunca esclarece exatamente o que aconteceu. Surge então uma nova empregada para educar seu irmão, sra Taylor, mas Florence percebe que ela desenvolve sentimentos muito fortes por Giles e descobre que ela pretende raptá-lo. Sendo apenas uma criança, que morra longe da cidade, com dificuldade de pedir ajuda, ela precisa agir por conta própria para salvar Giles dessa terrível mulher que parece ganhá-lo um pouco mais a cada dia, afastando ele de Florence.
Meu cantinho:
Sou a pessoa mais suspeita desse mundo para avaliar esse livro, ele com certeza absoluta é um dos meus preferidos, minha paixonite! Sempre que converso com alguém sobre livros e vou fazer uma indicação de leitura, esse livro é sempre um dos primeiros que eu sugiro.
O mais interessante dessa história é que você não sabe se a sra, Taylor, que quer sequestrar Giles, é um ser humano normal, algum tipo de entidade, ou se Florence é uma criança com uma criatividade muito grande. Tem uma cena do livro em que Florence percebe que a sra Taylor segue ela através dos espelhos, ela vê a imagem dela no espelho, rindo da pobre garota. Nessas cenas você pensa: Florence imaginou tudo isso ou a sra Taylor é realmente um ser maligno? O livro sempre parece muito preso a realidade, quando cenas como essa surgem você pensa: esse é um livro com uma história baseada no nosso mundo real ou é um livro aberto para o mundo fantástico?
Quando eu estava lendo esse livro eu já estava a um ano estudando psicanálise, e quando você está no começo dos seus estudos, parece que você cria um hábito de classificar as pessoas conforme a estrutura dela (um histérico, um obsessivo, um perverso, etc). Lendo o livro eu pensava: será que na verdade Florence não está tendo alucinações, será que ela não é uma psicótica? Inclusive um dos personagens do livro, para quem Florence consegue pedir ajuda afirma que quando a conheceu achava que ela histérica, mas devido a certos acontecimentos ele acha que pode estar errado... Mas deixando a psicanálise de lado, o melhor mesmo desse livro é como ele acaba. Você descobre se Florence é apenas criativa ou não, se sra Taylor é realmente má, se ela quer mesmo sequestrar Giles e como Florence consegue “resolver” tudo. É um final surpreendente, maravilhoso e macabro, mas que me encanta por ser único. Recomendo³!
Continuação:
O próximo livro da série é A menina que não sabia ler 2.
Dudi Kobayashi ♥
Muito boa a resenha. Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca ão bem. Vou adicionar na lista. Bjãoo
ResponderExcluirÁgno R. Vilar
bookbus1.blogspot.com