[ótimo]
Título: Muito mais que uma princesa
Autora: Laura Lee Guhrke
Editora: Planeta do Brasil
Sinopse:
Lucia é a filha ilegítima de um rei, e por mais que ele tente afastá-la de problemas, ela sempre acaba arrumando algum. Para solucionar esse problema que é Lucia, seu pai decide casá-la. A pessoa incumbida dessa tarefa é Sir Ian Moore, um respeitável diplomata britânico, um homem com uma postura firme, com controle de suas emoções e feliz em seu trabalho – para quem ele espera voltar logo, assim que casar a jovem Lucia. O rei quer que sua filha se case com um nobre católico, que tenha fortuna e que seja respeitável, já Lucia quer um homem que a ame e que a respeite, que tenha uma paixão avassaladora como a jovem italiana possui, que nunca vá buscar a cama de outra mulher porque ela será suficiente, homem que ela irá tratar como um rei. O tempo está passando, ela precisa escolher seu pretendente em poucas semanas, Lucia tenta manipular Ian para que possa escolher seu marido, mas ele é muito rígido, qualquer pessoa precisa passar por sua aprovação e cumprir as exigências do rei. O problema é que o jeito particular de Ian aos poucos vai encantando Lucia, prendendo sua atenção, e ela é uma italiana ardente que maravilha Ian (por mais que ele esconda isso de todos). Entretanto Sir Ian não é nobre e não é católico, sendo assim não cumpre as exigências do rei, e por mais que a jovem lhe atraia, ele não vai deixar de cumprir seu dever. O tempo está passando, e Lucia não sabe quem escolher.
Meu cantinho:
Sempre que penso em romances de época penso em Jane Austen, mas ela escrevia sobre a época dela, os romances atuais são escritos na nossa época, e por mais que tratem do passado tem resquícios da atualidade. Muito mais que uma princesa não é diferente, ele retrata bem a época, as situações que poderiam gerar escândalos e destruir por completo uma pessoa. Nesse caso a paixão que é a jovem Lucia e como isso pode levá-la a ruína. Contudo, podemos ver claramente as marcas dos dias atuais, os detalhes e as cenas sensuais não costumam aparecer, por exemplo, em um romance da Jane Austen, mas nesse livro é uma característica marcante. A sensualidade e os jogos que Lucia faz são completamente inapropriados para seu tempo, mas fazem dela uma personagem forte, marcante, intensa, que ganha rapidamente o carinho do leitor. Ela sabe que chama a atenção e usa isso a favor dela, por mais que possa arrumar algumas inimigas (pura inveja), ela não liga e usa seus encantos para conseguir o que deseja. Acho que Lucia cativa principalmente as leitoras, que ficam torcendo para que ela encontre o cara certo e seja feliz.
Esse livro flui facilmente, você o devora em pouco tempo, a ansiedade em saber como a história termina não deixe que você largue o livro. Fiquei na expectativa de que Lucia encontrasse seu amado, me questionando se ela conseguiria quebrar o senso de dever do pobre Ian, ou se seria obrigada a se submeter a um casamento sem amor. Os personagens são distintos, com características marcantes, com personalidade própria. Os costumes da época são bem retratados, Laura realmente fez a lição de casa. Acho que não preciso falar muito mais, apenas que você realmente deveria ler esse livro. Recomendo!
Volume único.
Dudi Kobayashi ♥
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ;)