Tecnologia do Blogger.


Resenha: Escritor difama sociedade literária e é encontrado morto e estripado em casa abandonada

O título desta resenha pode ter assustado o leitor e, ao mesmo tempo, despertado o interesse e curiosidade. Quando formamos a cena descrita na nossa mente, por um motivo ou outro, buscamos mais informações sobre o que aconteceu. É assim que nos sentimos ao avançarmos pelas 464 páginas do livro “O bicho-da-seda”, de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling (autora de Harry Potter).

O livro não é exatamente uma sequência, mas dá continuação ao universo do detetive Cormoran Strike e sua assistente e futura detetive, Robin. Depois de ter resolvido o assassinato da jovem e famosa modelo Lula Laundry em “O chamado do Cuco”, Cormoran ganhou visibilidade e uma lista de clientes abastados que pagam bem.


Cormoran, que perdeu sua perna em uma explosão enquanto estava no exército, sente falta de casos que não se tratem de infidelidade conjugal. E é neste momento que a excêntrica Leonora entra em seu escritório. Sem modos e noção das regras sociais, Leonora Quine tem apenas um pedido: Que Cormoran encontre seu marido e o faça voltar para casa.

O marido, Owen Quine, é um escritor frustrado de meia idade que causou uma verdadeira comoção na sociedade literária de Londres com seu novo manuscrito. Na obra grotesca, Owen satiriza todos os poderosos das editoras e agências literárias. Frustrado por nenhuma editora aceitar seu manuscrito, Owen desaparece por alguns dias, coisa que sua esposa afirma ser comum.

Mas então o corpo de Owen Quine é achado em uma casa abandonada com o rosto desfigurado e o intestino removido em um assassinato grotesco e violento. Strike então tem que, mais uma vez, desvendar um crime misterioso sem muitas pistas para ajuda-lo.

Na melhor narrativa de Rowling, o romance é uma leitura rápida e leve em meio a uma Londres chuvosa e fria. A autora nos leva a pubs, festas literárias e nos mostra uma Londres idealizada com um toque de mistério e morbidez.

Sarcasmo e uma pitada de consciência social também envolvem a história de “O bicho-da-seda”. Por exemplo: Enquanto os clientes de Strike gastam milhares de libras somente para provar uma traição, o detetive particular precisa contar nos dedos às vezes que pega táxis e almoça fora de casa.

Para aqueles que já gostam do gênero, é uma boa pedida para as férias. E, caso você pertença ao grupo que nunca se interessou por este tipo de história, “O bicho-da-seda” pode ser uma porta de entrada para este universo de assassinos misteriosos e pistas perdidas.

Recomendo MUITO!

Stéfanie Medeiros

7 comentários:

  1. Só por se passar na cidade dos meus sonhos, já quero ler... rs
    A história também me pareceu bem interessante. Fiquei curiosa pra descobri-la.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece assustador, rsrs. Não tenho muito interesse em livos de suspense, com pistas, detetives, assassinatos... Fico muito curiosa e ao mesmo tempo tensa. Por isso minha leitura flui bem pela curiosidade, mas ao mesmo tempo, fica meio que presa pelo suspense. Não sei se consigo explicar ao certo como me sinto. Os únicos livros que li de suspense, foram do Pedro Bandeira, Sherlock Holmes e comecei a ler um do Sidney Sheldon, mas não terminei. São autores super populares e com grande estima, mas infelizmente não é o meu forte. rsrs
    Amei o post, muito bem elaborado e desenvolvido.
    Beijos,
    Taynara Freitas
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse Robert se eu não me engano é um pseudônimo da autora de Harry Potter não é? Eu não tenho muito interesse em ler esse tipo de livro, não estou ambientado a ler suspense hehe. Mas gostei muito da resenha, muito bem escrita! <3

    http://estantesuja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Stéfanie, ainda não li "O chamado do Cuco", mas adorei saber um pouco mais sobre “O bicho-da-seda”. Vou ver se procuro os dois pra ler logo. Adoro esse gênero e saber que é da Rowling é uma garantia de um super entretenimento. Aliás, tenho que ler antes do primeiro virar série de tv! Dizem que a BBC quer pra esse ano, né? Preciso correr!

    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!! Eu tenho esse livro aqui em casa e já tava "marcado" para a próxima leitura,haha. Fiquei tranquilo em saber que não é uma sequência, porque ainda não li O Chamado do Cuco.
    Abraços
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Stefanie, realmente, o título chamou muito a atenção.
    Antes de ler fiquei pensando "ela surtou?", hahaha.
    Quero ler, mas mesmo não sendo bem continuação, vou ler na ordem.
    Amo livros de thriller policial.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota