Tecnologia do Blogger.


George R. R. Martin, eu amo você!

Depois de quatro semanas de leitura intensa, de guerras sangrentas, de raiva de vários personagens, de revoltas por mortes que simplesmente não deviam ter acontecido, finalmente acabei o maravilhoso e enooooorme A Guerra dos Tronos, o primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, do George R. R. Martin.


Vou dizer uma coisa que vocês já sabem: O autor realmente não tem remorso de matar seus personagens. Mortes são mais corriqueiras do que respirar. Então, CUIDADO a quem você entrega o seu coração de leitor. Como eu já estava prevenida que todo mundo vai morrendo, só me apaixonei por quem sabia (ou imaginava) que não ia deixar o mundo dos vivos tão cedo. Ainda estou revoltada com uma das mortes e esperançosa que ele esteja vivo nos outros livros, porque em hora nenhuma falou “Olha, ele morreu mesmo, eu vi a cabeça dele separada do corpo”. Estou otimista, acho que o George está enganando o público.

Enfim, resumão para quem é de outro planeta e não sabe do que As Crônicas de Gelo e Fogo falam: Três histórias acontecem paralelas. No continente de Westeros, uma espécie de mundo medieval cujas estações duram anos ou mesmo décadas, os Sete Reinos entram em guerra pelo Trono de Ferro e pelo domínio de todo o território. Ao mesmo tempo os Cavaleiros Negros estão no extremo norte se preparando para o inverno rigorosíssimo que está chegando, assim como estão com medo dos Outros, uma espécie sobrenatural que diz-se extinta pelos últimos oito mil anos e se alimenta de frio e humanos. Enquanto esse bafafá todo acontece, uma herdeira do Trono de Ferro exilada do outro lado do mar luta para voltar ao seu país e retomar o lugar que lhe é de direito.

É difícil explicar esse universo complexo no melhor estilo J. R. R. Tolkien e sua Terra Média. Nesse primeiro volume, o Lorde Eddard Stark, conhecido como Ned, é o senhor de Winterfell, o reino mais ao norte. Quando o Rei Robert Baratheon, seu velho amigo, lhe oferece a segunda posição mais alta da corte, mesmo não querendo Ned é obrigado a aceitar. Mal sabe ele que a sua vida, a da sua família e a de todo reino está prestes e virar de ponta cabeça, ainda mais porque o Lorde acredita que o antigo ocupante do cargo foi envenenado, provavelmente pela manipuladora Rainha Cersei Lannister e seu irmão gêmeo Jaime. 

George R. R. Martin - o matador
Sim, o livro é enorme (1.070 poucas páginas) e, sim, a letra é minúscula. Mas não deixe que isso te assuste: é fantástico e vale muito a pena. Mesmo cheia de personagens, lugares e situações, a história vai fluindo e o leitor fica completamente envolvido nesse universo criado por um autor que pode ser chamado de gênio. O modo como ele escreve, em terceira pessoa, alternando os capítulos entre os personagens e seus pontos de vista, não cansa, pelo contrário, aumenta a curiosidade.

Impossível não amar os Starks. Com o lema “The winter is coming”, são integros, corretos, regidos pela honra e ganharam o meu coração facilmente. Jon Snow e Robb, eu amo vocês! Até você, Ned. Já os Lannister, que dizem “Hear me roar”, são totalmente o contrário, manipuladores, assassinos e ambiciosos. A palavra “vaca” é o melhor modo de descrever a Rainha Cersei. É aquele tipo de personagem que a gente ama odiar (Ou seria odeia amar?). Dos Lannister, o Duende, anão Tyrion, é o mais legal. Para guardar do lado esquerdo do peito. Joffrey, o filho do rei, eu odeio. Aquele bundão idiota! Vocês podem ver que eu realmente me empolgo nos sentimentos. Sofro total por eles.

Loucamente apaixonada pela história e por Westeros, agora estou doida para ver a série da HBO, que eu me segurei para não assistir antes de ler o livro, e também para continuar com a leitura dos livros. Mas depois de algo tão intenso, tenso, mortífero e sanguinário, preciso urgente ler um livro bem bobinho, adolescente e leve.

And, remember, the winter is coming, baby!

Recomendo muito.

Teca Machado

12 comentários:

  1. Teca, ainda não criei coragem pra encarar esse mundo pelos livros, mas acompanho pela série. É muito legal ver os seus comentários baseados na matriz de todo esse enredo e confirmar que, realmente, a história está próxima do que tá rolando na telinha. Dá uma mega vontade de dar spoiler nesse momento e xingar a Cercei junto contigo! haha Vai com fé que logo a trama vai desenrolando e ganhando novos alvos e perspectivas. Ah, e aproveita o embalo e assiste a primeira temporada. Sempre o George R. R. Martin assina um episódio por season, pra relembrar os tempos de roteirista, e são sempre os mais loucos possíveis! Daqueles que te ferve o sangue e dá vontade de gritar com a tv. haha (p.s.: nessa altura do campeonato dizer "não se apegue" já faz todo sentido, né)

    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emilyyyyyy,
      Já estou assistindo a série. Amando!
      Pelo menos os que eu já vi estão iguais ao livro.
      Cersei vaca! Se junte a mim, hahahaha.
      Não me dê spoiler, por favor! Hahaha. Só dizer "não se apega, não" já está bom!

      Beijoooos

      Excluir
  2. Juro que já li esse texto e acho que foi aqui mesmo >.<
    Bom, eu ainda não mergulhei no primeiro livro, estou com um box igual ao seu aqui em casa e até agora não tive coragem para começá-lo. Adorei a resenha e espero amar o livro da mesma forma! E estou acompanhando a série, claro!!
    Beijos
    Rabiscos & Cenas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,
      Foi no meu blog, haha.
      É que eu tenho o meu pessoal (Casos Acasos e Livros) e esse aqui, hehe.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  3. Nossa, seu blog é perfeito pra mim,pois saberei de tudo o que acontece no mundo dos livros u.u eu amo livros!

    There | Fluffy White

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thereza!
      Então seja bem vinda ao nosso blog.
      Livros são nossas paixões eternas!

      Beijooos

      Excluir
  4. Eu comprei o box de gelo e fogo no black friday to louca pra começa a ler ( só que tenho uma pilha de livros antes kkkk ) Amei o seu post fiquei ainda com + vontade de ler.

    http://garotas--xxi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste do livro, porque eu simplesmente AMEI!

      Beijoooos

      Excluir
  5. teca!
    Eu amo o seriado, mas confesso que ainda não criei coragem de ler os livros. Dizem que o primeiro livro é muito fiel ao seriado e por isso a leitura não surpreende tanto, tenho medo de acontecer isso cmg e eu não seguir na leitura... apesar de amar GoT! kkkk

    bjinhus
    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudi, você dizendo que não quer ler um livro?
      AI, MEU DEUS, VOCÊ ESTÁ DOENTE!
      Hahahaha.
      Tenho certeza que você vai gostar.

      Beijoooooos

      Excluir
  6. Oi, oi, Teca! Eu amei o seu post! O resumão que você fez ficou ótimo :)
    Eu já li todos os livros lançados e mal posso esperar pelos próximos! GRRM tem um dom que...WOW.
    Eu tenho que admitir que tenho uma relação de amor e ódio por esse cara, mas, claro, tenho que admitir que ele é INCRÍVEL e GENIAL.
    Beijos
    http://www.missbennet.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isadora!
      Acho que todo mundo tem uma relação de amor e ódio com ele, hahaha.
      Já leu todos? Uau! Inveja! (Ou não, porque eu ainda tenho quatro maravilhosos pela frente, hehe).

      Beijoooos

      Excluir

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota