Tecnologia do Blogger.


"Missão Ho-Ho-Ho": ceia de Natal!


Não era uma noite, era um complô. Encaro a geladeira fechada e tento repassar na minha mente tudo aquilo que ainda preciso preparar para a ceia de Natal. Falta o arroz colorido, a "batatonese", a salada e... ah, meu Deus, a leitoa! Esqueci te tirar a pobrezinha do freezer. Definitivamente, não vai dar tempo. O cheiro de comida já havia colonizado o interior da casa e me fez apagar da memória o prato principal. Abro a porta do congelador e, como numa acrobacia digna de um duplo twist carpado, a bichinha me atinge num golpe inesperado. Socorro! Olho para o relógio e uma gota de suor escorre pela minha testa. Os convidados já estão prestes a chegar e - além de não ter me arrumado ainda - tenho um monte de coisas para organizar. Devolvo a leitoa ao freezer e solto um longo suspiro em forma de mantra: "ninguém vai lembrar de você hoje. Ninguém!". Na mesa, um PãoPai Noel parece me observar com um olhar de desaprovação. Aproveito e coloco ele no forno ao tempo de escutar "então... é Natal!" ecoando em volume máximo pela casa. Juro, estou seriamente pensando em esconder esse cd junto com a leitoa no freezer. Sediar o encontro anual da família aqui em casa - de última hora - já está se mostrando uma prova de fogo. Ou de gelo, se assim preferir.


Na sala de estar, Bernardo e Benício passam as instruções do manual sobre "como montar sua árvore natalina em 10 passos". Não sei quanto tempo já se passou desde que eles buscaram a caixa com todo o material até esse exato momento, mas pelo semblante da dupla infalível isso parecia uma eternidade de dúvidas no ar. Ao perceberem a minha presença no cômodo, Benício corre desembalar os pedaços do que promete ser uma imponente árvore de um metro e noventa e cinco centímetros de altura - que, no momento, mais parece um pinheiro atropelado. Enquanto isso, Bernado inicia sua luta para desfazer o emaranhado de nós que dominavam os fios das luzes de enfeite. O desafio estava lançado e cada um tinha que colaborar com a sua parte. Aposto que os meninos vão resolver isso mais rápido do que passar de fase no Zelda. Bom, assim espero. 

Vou tomar um banho vapt-vupt e, ao fechar o chuveiro, continuo escutando o barulho de gotas d'água caindo. Elas golpeiam o vidro da janela cada vez com mais força. Não acredito. É chuva! "Gente, recolhe as mesas e as cadeira lá de fora. Rápido", dou um berro de dentro do quarto. Era só o que faltava, ter que mudar toda a festa para o interior da casa no último minuto. A campainha toca implacável e a família começa a chegar. A movimentação logo toma conta da residência. O burburinho de conversas paralelas preenche o ambiente e coloca o gogó de Simone em segundo plano. Ufa! Sim, esse cd está tocando em looping eterno aqui. As crianças se dispersam e fico curiosa para saber qual rumo tomaram. Porém, deixo o trabalho de manter os pequenos sob vigilância para os seus respectivos pais e acompanho uma turma munida de quitutes até a cozinha.

Ao redor da mesa, um pelotão de parentes começa a se alternar entre tarefas culinárias e pequenas discussões. É complicado conciliar um espaço pequeno, múltiplas funções e diversas linhas de pensamento. A matriarca da família, Giovanna, aparece na porta e pergunta: "tudo certinho por aqui? Vai ter aquela tradicional leitoa assada, né?". Gelei. Antes que eu pudesse responder, a ala vegetariana do pessoal se pronuncia indignada: "não acredito que vocês ainda não abandonaram esse costume!". Alguém interrompe as duas partes e solta: "tem alguma coisa no forno? Tá cheirando queimado". Ah, não, o PãoPai Noel! Pego um pano e rapidamente retiro a massa de lá. Ho-Ho-Ho. Era uma vez um senhor de barbas tostadas e um leve sabor amargo. Ele está a cara de um pirata após uma batalha com muita pólvora envolvida.


Conforme as horas avançam, eu continuo me esquivando dos comentários insistentes: "e a leitoa?"; "Nossa, e aquela leitoa que vocês fazem?"; "Cadê a leitoazinha?". Leitoa, leitoa e leitoa! Caramba, cadê o tal do tender recheado da tia Rebeca? Cadê a lasanha de mil queijos do vô Thomas? Cadê o pavê de chocolate triplo da tia Valentina? CADÊ A SIMONE? Alguém finalmente trocou aquele cd. Ótimo! Agora é a vez de escutar "Let It Go" até o amanhecer. No último "cadê", eu explodo: "vocês querem a leitoa? Tá aqui a bendita leitoa!". Em um movimento brusco, abro a porta do freezer e a porquinha desliza pra fora do compartimento quicando em alta velocidade pelo chão da casa. Como num passe de mágica as crianças reaparecem seguidas por Billy, o nosso cachorro, que dispara a correr atrás do alvo congelado tentando abocanhá-lo. "Peppa!", os pequenos entoam em coro ao ver a inusitada cena. O badalo do relógio indica que é meia-noite e, automaticamente, o tio Heitor entra na sala vestido de Papai Noel. Mais surpreso do que todo mundo, ele deseja um tímido "Feliz Natal". A gargalhada toma conta da noite e todos partem para os cumprimentos. A partir dessa data, a história virou uma espécie de relíquia de família - contada anualmente nesse mesmo dia, em versões diferentes. Essa foi a minha vez.

(p.s.: lembram do projeto árvore? A dupla de B's surpreendeu na decoração!)    

(Foto: reprodução/Facebook - Arquivo)
**Texto baseado em fatos familiares. Qualquer semelhança com a realidade... é possível!**

Já teve uma missão natalina? Conte para o Meg's a sua história marcante nessa data festiva!

Emily Antonetti

18 comentários:

  1. hahaha Amei a crônica! Goste ou não do natal, essa época tem um climinha bem especial...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel! Eu adoro o Natal! haha Bagunça, energia positiva e muito amor misturados em um só dia! Realmente, é bem especial - e épico, dependendo dos acontecimentos! :)

      Beijo, beijo.

      Excluir
  2. Super especial! O natal é uma alegria que traz para gente! Você e sua família em uma roda em volta da árvore de natal e cantando <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reunir a família nessa data é, sem dúvidas, um presentão, Thereza! Tomara que a alegria desse dia se espalhe pelo próximo ano! :)

      Beijo, beijo.

      Excluir
  3. Muito bom , amei o texto. O natal é um tempo de junta a família e deixar as diferenças de lago. E claro comer muito kkk

    Bjs

    http://garotas--xxi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, senhorita! Natal é uma época deliciosa, literalmente! Além de juntar todo mundo feito um abraço grande, ainda tem guloseimas de suspirar até o Ano Novo! hehe

      Beijo, beijo.

      Excluir
  4. Emily, adorei! Hahahaha.
    Principalmente por ser baseado em fatos familiares provavelmente reais, hahaha.
    E, POR FAVOR, ESCONDE O CD DA SIMONE NO FREEZER COM A LEITOA!
    Faça esse bem para a humanidade.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teca, minha família é uma grande festa em forma de pessoas queridas! As reuniões de Natal são sempre uma loucura maravilhosa! haha Só não vou revelar quais detalhes são originais pra manter o suspense no texto! haha Agora... "Cd? Que Cd? Não sei de nada!" haha

      Beijo, beijo.

      Excluir
  5. Olá minha querida, tudo bem?
    Eu estou passando para dizer que adorei o seu cantinho.
    É a minha primeira vez aqui e tenho que confessar que seu texto me chamou muita atenção, ainda mais para nossa época de Natal, porque vc escreve muito bem. Me surpreendeu, porque gosto de pessoas que escrevem com o coração e deu para perceber isso através do texto =]

    Espero passar mais vezes aqui e que vc tbm venha me visitar sempre que puder.

    Vou te seguir tá?
    Beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvana! Seja bem-vinda ao Meg's! Fico muito feliz em saber que gostou do nosso blog e super lisonjeada com as suas palavras! Obrigada pelo carinho e tenha certeza de que tudo que escrevo é sincero (e de coração)! Volte sempre e te encontro no Love Read My Books! :)

      Beijo, beijo.

      Excluir
  6. Que gracinha haha, adorei o textinho. Seu blog é um amor!
    Beijinhos

    http://pinceluar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lara! Natal está rendendo muitas inspirações! Fico contente em saber que o blog e os textos estão agradando! Mi casa es su casa, siempre! :)

      Beijo, beijo.

      Excluir
  7. Final de ano sem uma boa história de Natal parece que não é final de ano hahahah
    adorei a história, sua escrita é muito boa e a iniciativa do Blog é genial. Adorei mesmo.
    Beijos!

    vicioliteral.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo contigo, Sara! Final de ano tem que rolar uma boa história pra gente recordar depois! Acredito muito naquela máxima de que "as nossas memórias são os nossos tesouros" e nada melhor do que o Natal pra ter bons momentos! hehe Obrigada pelo carinho com o Meg's (e o texto) e seja sempre bem-vinda ao Clube! :)

      Beijo, beijo.

      Excluir
  8. Dá um alivio saber que eu ainda sou novinha e não preciso preocupar com essas coisas de ter que preparar uma festança de natal. Uff mesmo.
    E moça, ADOREI a história. Sua escrita é bem leve e dá pra sentir aquela familiaridade com a situação (mesmo que eu nunca tenha passado por ela). Vez ou outra vou dar uma passadinha aqui, ver se tem alguma historinha nova \o/

    Abraços,

    Vitória
    Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, possa contar um segredo? Também nunca preparei uma ceia de Natal! hehe Tô mais pra ajudante de chef de cozinha! hehe Ufa! Ei, fico feliz em saber que adorou a história e muito agradecida pelas palavras queridas! :) Volte sempre ao Meg's, senhorita! Vou estar ligada no Cabeças de Vento também!

      Beijo, beijo.

      Excluir
  9. Emily,
    Um dos melhores posts de Natal que eu já li. Ri muito! hahahaha ;p
    Eu imaginei a cena. E tadinho do Pãopai Noel. Mas quem mandou ele olhar com olhar de desaprovação, né? Mas até que ele ficou bonitinho queimado hahaha! E a árvore? Meu Deus! hahaha Mas no final, a história rendeu ótimas recordações, né? Acho que pelo menos cada família tem uma história assim para contar. hahaha ;p!

    Beijocas e parabéns pelo post,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol! Fico feliz em saber que gostou do texto final! Você foi a minha leitora-teste enquanto eu ainda tava colocando as ideias em ordem! haha Pobrezinho, o PãoPai Noel se lascou por ter feito cara feia. Quem mandou não ser um pouquinho mais compreensivo, né. hehe A árvore é super atual - moderníssima! haha Ai, ai... cada família com as suas histórias mesmo! São as nossas memórias que fazem essa data mais do que especial. :)

      Beijo, beijo.

      Excluir

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota